Quem sou eu

Minha foto
Campo Bom, RS, Brazil
Escola de Educação Infantil, localizada na Rua Washington Luiz, 306 no bairro Santa Lúcia, na cidade de Campo Bom - RS. Nosso e-mail é pastorwramao@campobom.rs.gov.br

terça-feira, 8 de junho de 2010

"Descobrindo Caminhos, Semeando Atitudes"

O projeto Descobrindo Caminhos, Semeando Atitudes foi elaborado com a finalidade de agregarmos temas como:
Água:"ÁGUA,FONTE DE VIDA...SABENDO USAR NÃO IRÁ FALTAR", tema já apresentado em nosso Blog.

Reciclagem:"POR UM MUNDO MELHOR...RECICLANDO E PRESERVANDO O AMBIENTE EM QUE VIVEMOS"
Ações:
Vamos Abraçar o Mundinho.
Monitores Ecológicos.
O mundinho dos Sonhos.
Brinquedos de Sucata.
Os animais do Mundinho.
Passeata pelo Bairro.

Cardápio e Agricultura Familiar: "CUIDANDO DO CORPO COM CARINHO"
Ações:
Trabalho sobre o cardápio da escola.
Alimentos preferidos.
A importância das frutas e verduras.
A horta da profe Iloni.

Com este projeto esperamos que as crianças se conscientizem de que os temas trabalhados são fundamentais para uma vida saudável.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Projeto Mesa Interativa

Quem participa: todos os alunos da escola.
Depoimento da Ana Aline – Professora responsável pelo projeto da mesa em nossa escola: “ Desde o mês de Março, quando chegaram na escola umas “caixas bem grandes”, as crianças esperaram com expectativa e curiosidade a descoberta da surpresa que tinha dentro delas.
Um dia vieram uns “tios” aqui na Pastor e, enquanto as crianças dormiam abriram as caixas e montaram a “mesa interativa”.
Ao acordarem, foi só alegria!
Agora, não precisavam brincar só com os computadores “de continha” das salas: as crianças passaram a ter um computador de verdade, diferente de todos que já viram.
A partir de então, os alunos aguardaram com ansiedade o momento de brincar e aprender na mesa.
Do M1 ao JÁ, todos estão eufóricos. Dos primeiros rabiscos à descoberta das primeiras letras: tudo está mais legal com essa nova ferramenta.
O computador fala, conta histórias, tem jogos...
Nossa escola está com mais luzes, cores e sons.”

Depoimentos dos pais sobre o projeto:

Janaína – mamãe da Yasmin e da Raíssa do JA: “As meninas comentaram, que gostaram muito da mesa, estavam ansiosas para irem à escola, diziam que queriam brincar com o brinquedo novo. Inclusive, pediram de presente uma mesa igual”.

Carla – mamãe da Mariana do M3: “ Para minha filha foi uma grande surpresa, destaco com um grande progresso para sua aprendizagem. Quando utiliza a mesa, chega em casa contando sobre os jogos e o que aprendeu. Foi um grande investimento do município”.

Depoimento das crianças:

Genaro do M2: “Achei a mesa legal e colorida. Gosto dos jogos e da múmia”.

Giovanna do M2: “ Eu gosto de brincar com os joguinhos do Pooh e de ver os bichos no computador”.

Otávio do M3: “ Gosto de brincar na mesa porque tem jogos que andam. Gosto do jogo do Pooh porque tem uma história divertida de seguir o barquinho. Na história do gêniuo da lâmpada estamos tentando conseguir as peças para montar o jipe. Eu joguei quando tinha que dizer quem estava dentro ou quem estava fora do jipe”.

Weslei do JA: “Tem bastante jogos e se aprende muitas coisas para ficar esperto. É muito legal. O assunto que eu mais gostei é sobre o lixo, que mostrou a fumaça das fábricas indo para as nuvens e quando chover vai poluir o ambiente”.

Depoimento dos Funcionários:

Cíntia – Coordenadora Pedagógica: “ Acredito que este recurso motiva uma proposta pedagógica inovadora, vindo ao encontro do propósito da escola: apresentar aos alunos a aprendizagem de forma criativa contemplando as diferentes áreas do conhecimento. Além disso, aproxima as crianças de uma tecnologia de ponta, tornando a escola um espaço ainda mais atraente e motivador.

Jane – Diretora: “ A mesa interativa trouxe um brilho ainda maior aos “olhos” dos nossos pequeninos. Percebo que a palavra chave para descrever a relação das crianças com este recurso se chama “encantamento”.

Tamara – Professora do M3: “ Percebi que o trabalho com a mesa interativa foi e está sendo de grande importância, os alunos relatam as histórias ouvidas e os jogos desenvolvidos, demonstrando terem adquirido conhecimento de forma significativa. Em casa, também são feitos esses relatos para os pais, com muita empolgação e riqueza nos detalhes.
Assim, os pais nos questionam a respeito do trabalho, demonstram interesse em participar e conhecer as atividades feitas na escola.
Eu, enquanto professora achei as atividades interessantes, pois é uma forma lúdica de aprender, ou seja, aprender brincando”.

Michele – Professora do M2: “ Quando as crianças voltaram do primeiro encontro com a mesa estavam encantadas, falavam para todos de suas experiências. Para algumas foi o primeiro contato com o computador. Além de ser atrativo visualmente e auditivamente, as crianças podem manusear, mexer com as peças, ou seja, tudo o que mais querem.
Pessoalmente, acredito ser uma ferramenta muito valiosa para o desenvolvimento das crianças.
São atividades e jogos que podemos fazer em sala de aula com matérias tradicionais, mas com o recurso de multimídia fica muito mais atrativo. Consequentemente, ainda mais marcante na educação das crianças”.

Ereni – Serviços Gerais da Escola: “Eu achei muito importante a mesa para as crianças. Nós funcionárias também tivemos um momento para conhecermos e brincarmos nela. Será um progresso para a escola e para o aprendizado das crianças.
Queria ser uma criança para estar sempre ali naquela mesa”.